Quem sou eu

Minha foto
Serra, ES, Brazil
Sou amante da arte e do fazer artístico. Adoro inventar peças criativas e me aventurar pelo mundo da imaginação. A finalidade deste blog: divulgar e aceitar encomendas de produtos diversos de scrapbooking e arte em papel, Scra décor, convites, lembranças, livros de assinaturas, aulas, álbuns, mini álbuns ,agendas, encadernação diversas,etc... PARA ENCOMENDAS ENTRE EM CONTATO Tel: (27) 9274-5800 E-mail: lauvellozo@yahoo.com.br

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Material para Scrapbooking - Parte I (básico)

Uma pessoa que esta iniciando na arte do Srapbooking fica meio perdida quando o assunto é “o que comprar”. Algumas pessoas costumam me perguntar “por onde começar” ou “o que é realmente necessário”. Foi pensando nisso que resolvi escrever essas dicas sobre o que é material básico (e o que pode ser adquirido aos poucos).


Lembrando que a principal regra do scrapbooking é a conjugação de 3 elementos essenciais: a FOTO, o TÍTULO e o TEXTO. Com isso em mente e algum material básico, você solta a imaginação e deixa a criatividade fluir e tomar conta. O resultado disso são páginas e mais páginas de pura histórias e deleite para seus olhos.

Agora vamos às compras!

MATERIAL BÁSICO DE SCRAPBOOKING:

1. Base de corte (aquela branca, verde ou rosa, com linhas verticais e horizontais). Tem gente que costuma cortar numa base de vidro, mas não acho muito indicado. Até porque as linhas que formam a base de corte têm função; não são apenas decorativas!

2. Estilete e tesoura. Lembrando que é sempre bom separar uma para cortar somente tecido e outra para papel, vale investir também em uma tesoura para uso em material colante (fita dupla face, por exemplo).

3. Régua de metal, uma vez que cortamos o papel estilete utilizando esse tipo de régua evita-se de cortar partes da régua e nosso papel ficar torto.

4. Cola para scrapbooking, fita dupla face e fita banana. Mas atenção: todos esses produtos devem ser acid free, para evitar danos futuros às suas fotos e páginas de scrap.

5. Bailarinas, também chamadas de brads. Existem em vários formatos: bolinha, quadradinho, coração, florzinha. E o melhor de tudo é que não precisa de ferramenta para usá-las em suas páginas sem contar o charme que acrescenta aos nossos trabalhos.

6. Tenha sempre à mão uma toalhinha ou pano. É útil na hora de pequenos “percalços”, como excesso de cola, e também para evitar que você manuseie seus papéis com as mãos sujas.

7. Por fim, embora mais importante de todo esse arsenal básico, vêm os papéis. Adotando o modelo que veio dos Estados Unidos, a folha de papel de scrapbooking padrão mede 30,5cm x 30,5cm. A gramatura pode variar, mas em geral costuma ter peso 180. A diversidade não pára aí: os papéis podem ser lisos, estampados, texturizados e até transparentes (acetato). Existem também os de face única ou com dupla face, podendo ser de um lado estampado e do outro liso, ou ambos estampados, ou ambos lisos. A maioria das lojas dispõe de coleções nacionais e também várias opções de papéis importados.

E aí vem a dúvida: "que papéis comprar?" Se você realmente é inciante e não tem certeza de que o scrapbooking é a sua praia, não caia na tentação de sair comprando adoidado.

Vale sempre lembrar: C C C, ou seja: Calma, Concentre-se e Caia na real.

É preferível comprar papéis básicos porque são mais simples de combinar. Opte por folhas de cores lisas, quadriculadas, listradas e de bolinhas. Comece a trabalhar. Aos poucos vá inserindo flores (recortadas de papéis estampados) e outros desenhos que agrade. Logo você sentirá mais confiança para trabalhar misturando mais e mais papéis e aí é hora de ousar.

Para finalizar o post, mais 2 detalhes que considero válidos para quem está começando:

* usamos muito material de armarinho: fitas, botões, sianinha, flores de tecido, feltro, apliques, agulha e linhas; é barato e fácil de comprar!

* faça uso da internet para procurar desenhos que sirvam de moldes. Por exemplo: vai fazer uma página de aniversário? Monte um bolo usando pedaços de papel de cores diferentes e fita banana para dar efeito de volume. Até mesmo o alfabeto pode ser impresso e fazer o molde (caso não tenha um gabarito de letras).

Acho que essas dicas podem servir de guia para as iniciantes na hora de escolher o que levar para casa.

E em caso de dúvidas ou encomendas, não hesite em falar comigo. Deixe seu comentário ou então escreva para mim.

O endereço é: lauvellozo@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. adorei...quando eu comecei não tinha blog.....e comprei muita coisa que não valia a pena...vou indicar teu blog pra uma amiga que quer começar...
    kisses
    Rosana

    ResponderExcluir
  2. oi tudo bem?
    mais me diz uma coisa onde encontrar esses materiais aqui na serra pois faz pouco tempo que estou morando aki e nao conheço direito.

    ResponderExcluir