Quem sou eu

Minha foto
Serra, ES, Brazil
Sou amante da arte e do fazer artístico. Adoro inventar peças criativas e me aventurar pelo mundo da imaginação. A finalidade deste blog: divulgar e aceitar encomendas de produtos diversos de scrapbooking e arte em papel, Scra décor, convites, lembranças, livros de assinaturas, aulas, álbuns, mini álbuns ,agendas, encadernação diversas,etc... PARA ENCOMENDAS ENTRE EM CONTATO Tel: (27) 9274-5800 E-mail: lauvellozo@yahoo.com.br

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Artigo retirado do site scrapdiary.....


Gostaria de compartilhar com vcs um artigo que a Dea Haenel escreveu para i site scrapdyary, espero que gostem........ todos os créditos dele e do site....

UMA CARTA PARA UMA NOVA SCRAPPER... by Dea Haenel

por Scrapdiary em 17/03/2009 às 15:49.
 
Nesse super artigo, nossa nova DT, a querida Dea Haenel, nos dá mil dicas fundamentais.
Todas tem que ler, quer sejam novas no scrap ou não!
 
Eu faço scrap desde 2006. Não faz tanto tempo assim. Mas sinceramente, não consigo me lembrar de como era não ter o scrap na minha vida. Eu lembro perfeitamente de como esse mundo de cores, fotos, papéis, lembranças invadiram minha vida – e vieram para ficar.
Scrap é algo que faço para me divertir e que me faz feliz. É o meu mundo privado de pura diversão.

Estou longe de ser uma scrapper super experiente... mas vivo intensamente esse meu hobbie. Estou sempre no site, vou a muitas aulas, leio tudo que cai na minha mão... livros e revistas.

Outro dia li um artigo a Ali Edwards na revista Creating Keepsakes chamado “A letter to a new scrapbooker”. Acho que o artigo tem dicas incríveis, que no final servem para todo mundo. Porém, sem dúvida, são dicas preciosas para quem está começando.
Então resolvi fazer a minha versão dessa carta... São coisas simples, mas que eu gostaria de ter ouvido quando comecei a fazer scrap. Então vamos lá...

10 DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO:

1. Não existe uma forma certa de fazer scrapbook. Scrapbooking é uma forma de expressão e arte, antes de mais nada. Você pode usar uma ou vinte fotos. Você pode preferir páginas simples ou duplas. Você pode sempre usar o mesmo tamanho de fotos ou variar ao máximo. Você pode não usar fotos. Você deve encontrar a sua forma de se expressar, de registrar os momentos da sua família, ou os seus sentimentos, ou aquilo que for importante para você. Não procure comparar o que você faz com o que outras scrappers fazem. Veja o que você faz e gosta. Quando vir outros trabalhos, busque idéias e as interprete do seu jeito. Descubra sua forma de fazer scrap.




2. Imprima suas próprias fotos. Os primeiros investimentos em scrap, na minha opinião seriam: um curso de foto, um curso de photoshop e uma impressora de foto. Nós tiramos muuuuuuuitas fotos. Fotos seqüenciais são tudo de bom. Poder cortá-las, mexer no seu tamanho e imprimir como quiser na hora de fazer a página é algo que não tem preço... Misturar fotos preto e branco com coloridas, misturar tamanhos... Ok, acabei de dizer que não existem regras. Mas fazer isso é divertidíssimo. Ah, e não esqueça de tirar e revelar fotos de você mesma. Temos a tendência de tirar fotos de todos, menos de nós mesmas...



3. Não compre tudo que aparecer na sua frente. Essa dica talvez seja a mais difícil de seguir. Quando a gente entra numa loja de scrap, parece que somos crianças soltas com cartão de crédito sem limites na Disney... Mas é preciso primeiro experimentar para depois ter certeza que você vai gostar daquela ferramenta e vai usar para fazer o seu tipo de scrap. Experimente nas aulas. Faça aulas.
Mas se você quer saber o que é essencial, eu vou dizer o que eu penso ser essencial, o que eu não vivo sem... mas, veja bem, minha lista pode ser absolutamente diferente de mil outras scrappers, inclusive de você.

Para começar:

Tesoura (boa – cutter bee) – tenha uma tesoura só para cortar papel.

Tesoura (outra qualquer) – para fitas e linhas.
Tesoura para tecido

Estilete (eu tenho um padrão e tenho um para cortes mais delicados, que faz curvas, da EK, que é sensacional. Tenho também o finger knife, que é ótimo). O estilete serve para fazer cortes retos com a régua. Os estiletes para cortes mais delicados permitem vazar elementos e cortar detalhes com mais facilidade, como flores, doodles, etc.


Régua de metal (prefira a que tem cortiça no verso...da Making Memories, pois fixa melhor). Uso a régua para cortes retos. O trimmer faz essa ferramenta praticamente dispensável.



Cola Acid Free – acid free significa que não vai prejudicar suas fotos (não vai amarelar as fotos, etc). Dica: passe sempre pouca cola para não enrugar os papéis.



Fita dupla face – eu prefiro colar as fotos com dupla face, porque não enruga a foto.

Cola Pano (para tecidos e fitas – de preferência sem contato com as fotos).



Relevo Incolor (para colar botões e para dar relevo em figuras).



Fita Banana – para dar o efeito dimensional nos enfeites da página.



Base de Corte – onde fazemos o trabalho, podendo passar o estilete sem cortar sua mesa.

Caneta preta (fina 0.8 e grossa) – para journaling, para desenhar, para realçar desenhos do próprio papel.



Agulhão – para furar o papel antes de costurar os botões, antes de fazer costura à mão ou antes de colocar os brads.



Base de EVA – colocamos sob a página antes de furá-la com o agulhão.



Agulha de costura e fios... bom, isso são coisas que eu adoro...



Para logo depois:

Trimmer (a minha é da EK – adoro) – facilita para cortar os papéis.



Cortador de círculos (adoro o meu da Making Memories... mas pratos, copos, pires produzem efeitos semelhantes, e são bem mais em conta)

Carimbos e carimbeiras – isso vai muito do seu gosto. Há scrappers loucas por carimbos e outras que não curtem... eu AMO!

Crop o Dile – é uma ferramenta para fazer furos no papel e colocar ilhós. Vale a pena se você gosta de usar ilhós. Senão, não vale o investimento.

Pincéis e tinta acrílica – acredite, uma hora você vai se render a tinta acrílica. A tinta tem que ser a base de água para não prejudicar o trabalho com foto.

Lápis de cor aquarelável – dá para usar com carimbos, em desenhos... bom, a pessoa ideal para falar sobre isso é a Luzinha!



Secador de emboss e pó de emboss – a técnica do emboss dá relevo e brilho aos carimbos, transformando-os em um enfeite especial. Também fica muito legal usar com letras para fazer títulos. Mas é aquela coisa... tem quem goste, tem quem não goste. Eu adoro.



Um dia você há de ter:

Uma máquina de costura... isso é tudo de bom. Na minha opinião, só não gosta quem nunca tentou... hehehe.



Outra dica que entra aqui é... tente manter o seu material de scrap à mão e organizado. Mas isso é tema para outro artigo...

4. Tenha um horário para fazer scrap. Não porque você precisa, mas porque você merece um horário só seu, para fazer scrap. Um dia na semana. Ou um crop semanal (ou mensal) com as amigas. Ou uma aula por mês. Ou uma página por semana. Não sei. Estabeleça uma meta, para que o hábito surja. Lógico, desde que seja prazeroso.



5. Não pense que você precisa fazer scrap em ordem cronológica. É impossível fazer scrap com todas as fotos. Aceite isso. Selecione o que importa. E faça scrap em qualquer ordem... faça a página da foto que você estiver “a fim”, conte a história que você estiver com vontade de contar. Não importa se um dia você trabalhar uma foto tirada ontem e no outro, uma tirada há 10 anos... Divirta-se com isso. Não fique se cobrando “fazer aquele álbum”... escolha as fotos, vá fazendo, e quando você vir, você terá um álbum lindo nas mãos.



6. Use a sua letra nos LOs. Sua letra é seu toque pessoal, sua marca registrada. Imagine daqui a alguns anos seus filhos lerem o que você escreveu, com a sua letra. É um tesouro. É pessoal. E é lindo.



7. Sempre coloque a data. Porque em poucos meses a gente esqueça... quiça em alguns anos. Escreva a data da foto. O journaling não é sempre obrigatório. Mas se você conseguir deixar registrado algo sobre aquele momento... algo que foi dito, algo que foi sentido... será muito especial. Não pense que o journaling precisa ser algo sensacional. Às vezes bastam algumas palavras simples, o que vier na cabeça.



8. Seja uma tradutora... faça lift à vontade.
Todas scrappers adoram navegar na galeria aqui do Scrapdiary, comprar revistas e livros e ficar namorando lindos LOs. Navegue a vontade. Navegue sempre. Veja o que você gosta, o que te chama atenção. As cores usadas? A disposição dos elementos? As fotos? O título? Procure os pequenos detalhes e veja o que chamou se repete na sua preferência. Anote o que você gostou. Traduza o que você gostou num LO só seu. Você gostou de tudo? Faça um lift. Você não imagina como a partir de uma idéia, você pode criar uma sua, tão original.



9. Aprenda fazendo. Scrappers são pessoas especiais. Isso porque são pessoas generosas. Nesse site encontramos scrappers maravilhosas, que dividem tudo que sabem com muita generosidade. Há inúmeras DICAS, PAPs (que significa “passo à passo”, ou seja, a explicação de um projeto, passo à passo), aulas on line, e muitos DESAFIOS. Participe. São estimulantes e inspiradores. Na verdade, quando estou numa crise de falta de criatividade eu corro aqui... busco um desafio, um LO lindo na galeria, um PAP, um artigo... e sempre algo acaba me inspirando. Na verdade, quanto mais você participar, mais você vai aprender e mais você vai se soltar, para buscar sua forma de fazer scrap.
Lembre-se, se você tiver alguma dúvida, não tenha medo ou vergonha de perguntar. Veja os tópicos e lance sua pergunta. Se nenhum tópico esclarecer sua dúvida, abra um tópico. Vá ao “faça a coisa certa” e busque ajuda. Certamente, você irá encontrar. Também temos um dicionário na página inicial que pode te ajudar.



10. Faça aulas. Fazer aula não é apenas uma forma de aprender ao vivo e à cores mil formas novas de fazer scrap, de ver o processo de criação de outras scrappers. Além de aprendermos mil truques, dicas e formas diferentes de fazer scrap, saímos com páginas lindas. Mas não é só. Trocamos idéia com pessoas que dividem a mesma paixão que a nossa. Damos risada, nos divertimos horrores. E voltamos para casa com um sorriso no rosto. Visite o “Scrap News”. Sempre há notícias de aulas naquele tópico.



Mas atenção: não tente colocar tudo que você aprendeu numa única página... não cabe. Saiba escolher... planeje seu scrap. Nem sempre too much é too good.



Espero que vocês aproveitem as dicas!
E bom scrap!

Um comentário:

  1. Oi Lau!
    Não tinha visto esse artigo! Muito obrigada por re-postar em seu blog. Ele é mesmo excelente!

    ResponderExcluir