Quem sou eu

Minha foto
Serra, ES, Brazil
Sou amante da arte e do fazer artístico. Adoro inventar peças criativas e me aventurar pelo mundo da imaginação. A finalidade deste blog: divulgar e aceitar encomendas de produtos diversos de scrapbooking e arte em papel, Scra décor, convites, lembranças, livros de assinaturas, aulas, álbuns, mini álbuns ,agendas, encadernação diversas,etc... PARA ENCOMENDAS ENTRE EM CONTATO Tel: (27) 9274-5800 E-mail: lauvellozo@yahoo.com.br

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O que fazer no feriado se vc não vai viajar....

Onde Vivem os Monstros

Um tempo atrás vi um filme fantástico... Ainda não decidi se coloco na lista dos melhores filmes porque ele é tão estranho que não sei se conseguiria assistir novamente.
Estou falando de "Onde Vivem os Monstros", um filme lançado em 2009 e que praticamente não foi assistido ou comentado pelo público em geral mas que apaixonou vários críticos de cinema ao redor do mundo.

O filme é baseada em um livro infantil, escrito por Maurice Sendak em 1963, conta a história de um menino chamado Max, que vive uma infância conturbada em uma família desestruturada. Após uma discussão com sua mãe ele foge de casa e acaba por encontrar uma ilha com os monstros. Rapidamente Max torna-se rei do grupo utilizando sua imaginação prodigiosa. (No livro a história acontece no quarto do menino).

Os diálogos são impressionantes, um pouco confusos mas precisos. Indicando as sensações, angústias e medos que todos nós sentiamos quando eramos crianças, focado particularmente nos sentimentos que continuam existindo na nossa mente até hoje.
Temas como raiva, medo, aceitação, família e solidão são tratadas de maneira quase tátil aos olhos do espectador, sem muitas introduções e de forma cruel mas verdadeira...

A música é forte em alguns momentos e praticamente inexistente em outros. Pode-se dizer que completa o filme mas não deveria estar ali ou talvez o tema poderia ser outro. Contribui para a confusão mental que os temas e imagens geram.
A fotografia é linda. Algo totalmente inovador mas ao mesmo tempo muito familiar. Bosques sujos, árvores destruídas, muita terra, mar e um deserto. As tomadas focam no rosto dos personagens ou na imensidão... Simples e maravilhoso.

No decorrer da história os monstros tornam-se cada vez mais claros e vivos. Em nenhum momento passa a impressão de falsidade.. Não sei se são as expressões ou os gestos superestimados, mas passado uma primeira impressão de estranheza, cada um deles torna-se uma faceta da personalidade de Max e uma extensão dos nossos sentimentos.

Eu fiquei com um nó na garganta em diversos trechos do filme, o mais impressionante é que eu não faço a mínima idéia do motivo disso. Não existe drama excessivo, nem dor aparente, é apenas crú, como a vida.

Imagino que este filme não tenha feito sucesso por ter imagens aparentemente infantis para os adultos e um tema muito adulto pra crianças. Fico me perguntando se um adolescente conseguiria entender a metade dos diálogos e sentimentos subentendidos do filme. Definitivamente uma criança não deve assistir.

Lembrei de um dos meus maiores medos de quando era criança... Crescer... Hoje não sei se perdi esta parte criativa mas percebo que a maioria das pessoas é engolida aos pedaços pelos seus monstros... Todos escondem seus medos e medem suas palavras... Mas as pessoas buscam apenas um pouco de carinho, compreensão pelos seus erros e serem notadas pelo que são.
Hoje aprendi a viver com alguns dos meus monstros e aceitar a sua aparência e as suas facetas... Também cresci um pouco mais.  As minhas partes que foram arrancadas não voltam mais, mas pelo menos eu posso evitar que os monstros me devorem por inteiro.


Mesmo achando um filme extremamente incomum e esquisito eu não consigo parar de pensar nele. Tão estranho e maravilhoso que é digno de nota e indicação.

Críticas
http://www.cineplayers.com/critica.php?id=1810
http://www.omelete.com.br/games/critica-do-livro-onde-vivem-os-monstros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário